domingo, novembro 01, 2009

Ja na India

Estamos em Jaipur, e este foi o nosso primeiro dia completo. Aqui sao 21h30, e estamos a espera do comboio para Jaisalmer que parte a meia noite. Estamos muito impressionados (positivamente), mas e tudo tao rapido que nao conseguimos pensar, digerir tudo que vemos. Tudo passa pelos nossos olhos a uma velocidade tal que nao ha leitura para o cerebro. Mesmo andando a pe. Tentem imaginar um circo, uma feira gigante, em que ha centenas de pessoas vestidas de todas as cores e de formas tao diferentes. Carros, auto rikshaw (tuc-tuc), bicicletas com carruagem para 2 pessoas, tudo as centenas. Imensos animais pelas rua, como vacas, cabras, caes. E agora tentem misturar tudo de forma completamente desorganizada. Juntem uns cheiros: incensos, comida picante e especiarias, flores, e outros cheiros menos bons.
Agora imaginem tambem que todos os espacos da cidade sao pequenas lojas de compras, e que se vende de tudo, tudo mesmo. Comida, roupas, flores para ofereceres nos templos, tecidos... e tu es o principal alvo de toda a gente, porque es diferente. Dizes "no tanks" milhares de vezes, sem exagero. Eles sao super-comerciantes, incrivel. Toda a gente se ri para ti. Eu sorrio, e sinto-me melhor que em casa. Olham-te e desejam falar ctg, apertar-te a mao, tirar uma fotografia ctg. Eles sao de uma simpatia incrivel, alegres, bem dispostos. Apesar da tremenda confusao que e andar na rua, eles raramente tem acidentes e nunca reclamam com o transito. As pessoas e os animais tem o mesmo direito de andar na rua, de dormir na rua.

Fotos, para ja nao consigo colocar, e o melhor para mostar o que digo e verem um video. Mas isso, so qd chegarmos.

Hoje o Rafik ( o rapaz que nos levou no tuc-tuc), quando fomos ao forte de Ambar, levou-nos tambem a uma producao artesanal de texteis, fantastica. Compramos uma linda peca em patchwork, feita com os retalhos dos tecidos que usam vestidos. O desenho e um elefante e significa prosperidade. Depois passo os contactos, eles vendem para todo o mundo pela net! Por isso grande parte deles percebe que somos ibericos e fala-nos em espanhol, e muito engracado. Divertimo-nos imenso e eles divertem-se connosco!

Ate breve!

Nao tenho acentos porque o teclado aqui e diferente :)

1 comentário:

Luísa Freixo disse...

deliciei-me com as tuas palavras, fizeram-me voar por breves momentos até aí!:)

divirtam-se!

beijinhos