domingo, novembro 08, 2009

Chegamos ontem a Agra, a cidade do Taj Mahal. E tal como pensamos, tudo roda a volta do Taj embora haja outros monumentos interessantes, mas sem duvida que o Taj e algo completamente diferente e magico. O Taj e um mausoleo, criado por amor, de um Maraja riquissimo para a sua esposa. A visita e longa e ha sempre centenas de milhares de turistas. Mesmo assim, ficamos horas no jardim a admira-lo, e ficariamos mais, nao fosse estarmos perdidos de sede. Como os bilhetes sao carrissimos, cerca de 12 euros cada, tivemos de escolher entre ver o por do sol ou o amanhecer (por vezes tambem ha visitas a noite, mas n nesta altura do ano). Fomos ao amanhecer, ate porque, por aqui a poluicao e tanta que nao ha um verdadeiro por do sol, pois ele fica escondido por uma nuvem densa. Ontem a tarde fomos descobrir outros caminhos para ver o Taj, pois so se consegue ve-lo mesmo, pagando a entrada. E descobrimos um sitio fantastico e cheio de arvores e macacos :) Nesta zona ha muitas zonas verdes e imensos macacos por todo o lado. Ha tambem os gecos, acho que e assim que se chamam, e sao um reptil que parece um pega-monstro, assim de borracha meio transparente. Costumam andar pelas paredes e tectos, e por vezes ficam presos ao tecto apenas por uma pata. Se nos caem em cima, o que parece ser frequente (a mim ainda n aconteceu!), sao gelados! Mas a vantagem de ter um no quarto e podermos dormir descansados, porque eles comem os mosquitos!
Ha muito comercio aqui, mas daquele mesmo muito pouco interessante. Tudo relacionado com o Taj, tal como pedras em marmore ou miniaturas horriveis do Taj.

O menos bom: nao podemos apanhar nenhum transporte, qualquer que seja, pois nunca nos querem levar para onde queremos. Insistem em parar em lojas de comercio de tapecarias, tecidos ou joalharia, onde tem comissao. Isto acontece um pouco por toda a India, mas aqui e demais. E torna-se muito cansativo.

Sem comentários: