quinta-feira, novembro 19, 2009

Regresso

Enquanto espero que os mil e tal mails descarreguem, aproveito para escrever mais um post sobre a viagem de 20 dias que tanto me marcou. Uma das coisas mais impressionantes foi ontem chegar a Alemanha e ouvir falar português. Depois de 20 dias completamente "isolados" de portugueses, e a falarmos entre nós completamente à vontade, foi bastante estranho, e no avião o Paulo chegou mesmo a corar porque disse o que não devia em voz alta, esquecendo-se completamente que ali quase todos falavam português.
Em todo o tempo não encontramos nenhum português. Frequentemente, os comerciantes mais "avançados", começavam a falar-nos em Espanhol, e em tantas e tantas conversas, poucos sabiam de Portugal. Não há Portugueses nas rotas não turisticas? Foi uma surpresa. Nós, com um passado tão aventureiro como o nosso, com séculos de descobrimentos, simplesmente desaparecemos do mapa. Houve um senhor que até nos disse, em brincadeira, que o último português que lá tinha estado, tinha sido o Vasco da Gama :)))
Fiquei bastante impressionada com o facto de haver um numero insignificante de turistas portugueses, que se aventuram sem agências intermediárias por esse mundo fora. Medo? Fiquei a pensar que a Républica, ou a Ditadura do século passado nos fez muito mal, e nos tornou medrosos e desconfiados em relação aos outros. Será? Não vejo outra explicação. Se bem que, as próprias agências criam esse ideia, que o mundo lá fora é uma selva e sair da Europa é muito perigoso. Por isso aqueles Resorts horríveis, que só criam um afastamento incrível e ainda mais desequilibrios nas poluções em redor. Na maioria dos casos, a poluções à volta dos Resorts são ainda mais pobres, pois são completamente exploradas.
Enfim, são ideias. Eu vim tão rica da India. Conheci tantas pessoas fantásticas, e trago tantas no coração e na memória, que fico a pensar no que se perde quando se sai de um país, com uma agência e não há uma verdadeira interligação de pessoas. Como conhecer um país verdadeiramente, sem passar pelas pessoas?

Sem comentários: