terça-feira, outubro 13, 2009

Preparativos

Viajar para fora da Europa, dá trabalho. São os passaportes, os vistos, as vacinas, comprimidos para Malária, repelente para os mosquitos e redes mosquiteiras. Fui à consulta do viajante e o Dr. muito simpático esteve cerca de 30 minutos connosco. A maioria das coisas já sabiamos, não tivesse o Paulo já viajado meio mundo, mas em cada sitio do mundo há os seus mosquitos e só aí percebi que o mosquito do Dengue existe em doses industriais, lá pelas zonas onde vou estar, e fiquei preocupada. Não posso mesmo esquecer o repelente, todos os dias, mas principalmente à noite. Isto é equivalente para a Malária (que por acaso já me atacou, em miúda, quando voltei de África, e que foi sem dúvida a pior doença que já tive, e não quero voltar a repetir) - por isso todos os cuidados são necessários.

Depois é a rota, o destinos por decidir. Conseguimos 20 dias, mas vendo bem é muito pouco tempo para tanto que há para ver. Além disso não nos conseguimos deslocar tão fácil e rápidamente como na Europa, como é lógico. Então fazemos contas ao tempo, e ainda não conseguimos decidir todo o percurso. O Paulo fala-me em 15 horas de comboio como algo normal, e eu morro só de pensar. 13 horas de Jaipur a Jaisalmer, depois como o aeroporto dessa cidade está fechado por causa dos conflitos com o Paquistão, voltamos de comboio e são 20 horas até Agra. De Agra a Varanasi são outras 15 horas e daí para Darjeeling devem ser umas 24 horas de comboio. O mais interessante é que muitas destas viagens se fazem de noite, o que é fantástico já que se conseguirmos dormir, passa mais rápido. Os atrasos e as vagas é que é o menos bom, já li que um atraso de 3 horas num comboio é normal, e já tentamos marcar uma viagem de comboio para daqui por 3 semanas, e ficamos em lista de espera porque o comboio está cheio!

Se tudo correr bem conseguimos passar para o Sul e aí gostavamos de conhecer Goa e Kerala (ambas no sul da India). O norte da India, é pelo que temos lido no guia da Lonely planet, muito mais interessante. Por enquanto, fico a sonhar com o que vou lendo, e vou conseguindo saber. Ontem descobri umas lindas bonecas e guarda-chuvas que se vendem na zona do Rajasthan. Espero ver o pôr-do-sol muitas vezes e não passar mal com o picante da comida, acho que é tudo extremante picante.



4 comentários:

Luísa Freixo disse...

relaaaaaaaaaaaaaaaxa, vai correr tudo bem!!!

mar disse...

Não estou nada stressada, não era essa a imagem que queria passar. Na verdade é mt dificil planear uma viagem assim, pois como não vamos por agências, temos de ser nós a traçar alguns caminhos, para n correr o risco de n ver nada do que queremos.

Tal como disse, viajar na india pode ser complicado porque a India é maior que a Europa, e n queremos ficar presos numa cidade mts dias, simplesmente pq n marcams comboio com a devida antecedência. E em alguns casos, essa antecedência é de semanas.

Estamos precisamente a comprar a viagem de avião de Hyderabad para a Jaipur, e já decidimos a zona por onde andaremos nos primeiros dias.

Nos próximos dias temos de optar, por continuar só no Norte, ou ir a Kerala, no sul. Goa ficou de lado.

Não queremos andar a correr, nem pensar nisso, e temos a noçao que nada pode ser muito progamado. Há mts atrasos nos comboios (nosso principal meio de transporte), um amigo do Paulo disse-nos que estive 20h à espera de um comboio.

Mas estou a adorar programar a viagem, já tenho o mapa da India na cabeça! :)

Paulo Silva Couto disse...

A minha grande preocupação com esta viagem vai ser trazer para casa tudo aquilo que tu vais querer comprar, e o tempo que vamos perder comigo a tentar convercer-te a não comprar algumas coisas (sim, o contrário também vai acontecer).

mar disse...

sim, eu sei :))))))))