terça-feira, dezembro 09, 2008

Pinheiro Bravo

Andei a procurar mas não encontrei ainda o pinheiro bravo envasado à venda, apenas aqueles como do post anterior.  Entretanto lembrei-me da  CENASEF ( centro nacional de sementes florestais) em Amarante. Foram muito simpáticos e ofereceram-me um pinheiro bravo pequeno, que já coloquei num vaso, e que se tudo correr bem servirá de árvore de natal daqui por 2 ou 3 anos. Também comprei 2 medronheiros pequenos, envasados. Custaram apenas 50 centimos, não resisti. São tão lindos e tão saborosos :)

E onde plantá-los? primeiro pensei oferecer um aos meus pais e outro aos pais do Paulo, mas durante uma conversa com com um amigo que é engenheiro do ambiente, vim a relembrar a famosa HORTA DA FORMIGA. Decidimos participar do projecto Horta à porta (hortas biológicas na região do Porto) e já nos inscrevi para ter uma horta de 25 m2. Vou ter formação em agricultura biológica e compostagem e já vou treinando para quando tiver o meu próprio terreno.  

Para quem já tem um terreno também é interessante o projecto TERRA À TERRA, para aprender a fazer compostagem caseira.

2 comentários:

Anónimo disse...

e em gaia também existe um projecto semelhante à "horta à porta" da Lipor, penso que em Mafamude.
E já agora, o meu pai também está a fazer um curso de agricultura biológica aí em gaia, que foi organizado por alguém do portal biológica, se não me engano:
http://www.biologicaonline.com/pt/

Se morasses numa das zonas da Lipor, tinhas direito a compostor e formação sobre compostagem gratuita :)

Também pode ser interessante fazer uma visita à Quinta das aromáticas, que também é em Gaia, é um exemplo espectacular de agricultura biológica - está aberta ao publico.

mar disse...

Olá Alice,

Não conheço esse projecto de Mafamude, mas vou tentar encontrar.
Pois é, Gaia não pertence a esse grupo (ainda n entendi bem porque), mas aqui ao lado Espinho pertence.

Achei este portal biológico muito interessante, muito obrigada :)
Sim, ainda não fui à Quinta das aromáticas mas já estive no site, e vou fazer-lhes uma visita.
E o cantinho das aromáticas, conheces? também é em Gaia, é uma perdição! Temos quase todos os chás de lá, e eu que até nem gostava muito de chá!